Dieta Emagrecimento

Dieta: Emagrecer 1 Kg Por Dia É Possível?

Como emagrecer 1kg por dia

Muita gente procura por uma dieta para emagrecer 1 kg por dia, e muitas vezes acabam optando por caminhos nada saudáveis.

Se existe uma dieta para emagrecer 1 kg por dia? Sim, existe, mas optar por dietas restritivas, como a dieta da proteína, pode ser a sua pior escolha, e explicaremos aqui o motivo.

Uma dieta não precisa ser usada necessariamente para emagrecer. Elas também podem servir para curar alguma doença, ganhar massa magra ou simplesmente manter o peso como está.

Ainda assim, é difícil definir com precisão se uma dieta para emagrecer pode realmente fazer você perder 1 kg por dia. Isso depende de alguns fatores, como:

  • Sua alimentação em geral;

  • Sua predisposição genética para ganhar peso;

  • O ritmo do seu metabolismo;

  • Se você pratica ou não atividades físicas;

  • Se é portador de alguma doença crônica;

É possível emagrecer 1 kg por dia através de uma reeducação alimentar, o que garantirá sua saúde, que deve ser mais importante do que qualquer outra coisa.

Veja também: Sopa para perder barriga rápido

A dieta para emagrecer pode ser prejudicial?

2

Você provavelmente já ouviu falar na Dieta de Atkins, ou na Dieta da proteína, certo?

De fato, elas podem fazer as pessoas perderem até 1 kg por dia. Algumas pessoas chegam a emagrecer mais e 20 kg em um período de um mês. Mas por qual motivo ela é prejudicial?

Em primeiro lugar, é uma dieta restritiva. Ela corta qualquer coisa que não seja proteínas, apesar de manter uma pequena quantidade de gorduras monoinsaturadas na dieta.

Porém, o foco da dieta são as proteínas. Explicamos rapidamente em outro artigo o motivo pelo qual cortar os carboidratos faz mal, mas vamos recapitular.

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, e em sua falta, o corpo começa a metabolizar gorduras e proteínas para gerar energia.

Contudo, a metabolização da proteína libera amônia no organismo, que precisa ser altamente diluída para ser convertida em ureia e posteriormente se juntar à urina e ser excretada.

Daí a importância de se tomar muita água durante esse tipo de dieta. Se muita água não for ingerida, o excesso dos produtos da quebra da proteína pode causar sérios danos à saúde.

Como os produtos da quebra vão para os rins, eles podem ser gravemente prejudicados, podendo até mesmo formar as famosas pedras no rim.

Sem contar que em um primeiro momento essa dieta para emagrecer pode trazer alguns efeitos colaterais, como:

  • Sonolência;

  • Enjoos frequentes;

  • Dores de cabeça;

  • Fraqueza muscular;

  • Dores de cabeça;

Além disso, uma dieta não pode ser restritiva, a não ser por ordem de um médico. O corpo necessita sempre de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.

E como a reeducação alimentar pode me ajudar?

3

A diferença entre dieta e reeducação alimentar é que a dieta para emagrecer geralmente é usada por um determinado período de tempo para atingir algum objetivo.

A reeducação alimentar é um processo de conscientização que visa mudar a alimentação por período indeterminado (de preferência, para sempre!).

Ao contrário de algumas dietas, a reeducação não priva as pessoas de comer algum grupo de alimentos, embora aqueles que sabemos claramente que fazem mal, como açúcar branco, gorduras saturadas e refrigerantes devam ser drasticamente reduzidas (se possível, cortadas).

Não significa que a pessoa nunca mais possa comer nada disso. As pessoas não funcionam à base do radicalismo.

O ideal seria seguir uma dieta para emagrecer, e no momento em que o objetivo for atingido, partir para a reeducação alimentar.

O que entra no cardápio de uma reeducação alimentar é tudo aquilo que nunca deveria sair, como:

  • Frutas;

  • Legumes;

  • Verduras;

  • Grãos;

  • Alimentos integrais;

  • Gorduras monoinsaturadas;

  • Carboidratos;

  • Carne sem gordura (de preferência a branca);

Além disso, hábitos como se alimentar a cada três horas e tomar dois litros de água por dia são imprescindíveis, seja para uma dieta para emagrecer ou para a reeducação alimentar.

Como dissemos acima, não é garantido que você consiga emagrecer exatamente 1 kg por dia, mesmo fazendo uma dieta para emagrecer. Mas, se você seguir hábitos saudáveis como esse, com certeza perderá peso em um período de tempo bem mais curto!

Se você gostou, deixe o seu like abaixo, e não se esqueça de compartilhar o post! Emagrecer pode parecer um processo cansativo e irritante, mas por que não fazer disso uma experiência saudável e agradável, proporcionando bem-estar? Esperamos você para o próximo post!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!